Os prós e contras de correr e por que os benefícios geralmente superam os riscos

Os prós e contras de correr e por que os benefícios geralmente superam os riscos

Correr é uma ótima forma de exercício físico que pode ajudar a fortalecer os ossos e os músculos.
  • Embora a corrida possa causar lesões como dores nas canelas e fraturas por estresse, isso não significa que seja ruim para você.
  • Os benefícios da corrida, como melhora da saúde cardiovascular e ossos fortes, superam os riscos. 
  • Para reduzir sua chance de lesão, certifique-se de aumentar sua velocidade e quilometragem semanal lentamente. 
  • Este artigo  foi revisado clinicamente  por  Audrey Springer , treinador de corrida certificado pela RRCA, bacharel em Ciências do Exercício e instrutor de fitness na  Relentless Runners  em Knoxville, TN.  
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Sports & Fitness Industry Association estima que mais de 50 milhões de americanos correm ou correm regularmente, o que o torna uma das formas mais comuns de exercício. 

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A corrida traz muitos benefícios para a saúde física e mental , mas também pode causar lesões. Aqui está o que você precisa saber sobre se correr é ruim ou não para você e como evitar que se machuque.

As desvantagens de correr

Como correr é um exercício repetitivo de levantamento de peso – ou seja, você trabalha contra a gravidade -, as lesões são comuns. A Cleveland Clinic estima que cerca de 60% dos corredores sofrem uma lesão induzida por corrida grave o suficiente para justificar uma pausa no exercício. 

Certos fatores, como não ter o tênis de corrida correto , podem tornar os corredores mais propensos a lesões, pois os sapatos ajudam a amortecer o impacto da aterrissagem. 

No entanto, a razão mais comum pela qual os corredores se machucam é porque eles o fazem “muito cedo”, diz Jessica Zarndt, DO , professora clínica assistente da Escola de Medicina David Geffen da UCLA. Os corredores podem evitar lesões monitorando seu próprio nível de condicionamento e garantindo que não estão treinando em excesso.

Em particular, aumentar a distância de corrida semanal muito rapidamente pode causar lesões. Um estudo de 2014 publicado no Journal of Orthopaedic & Sports Physical Therapy com 874 corredores saudáveis ​​descobriu que pessoas que aumentaram sua distância de corrida semanal em mais de 30% por semana tinham cerca de uma vez e meia mais probabilidade de se machucar do que aquelas que aumentaram a distância em menos de 10% por semana.

A maioria das lesões por corrida ocorre devido à força repetitiva nos joelhos, canelas e pés. De acordo com a Cleveland Clinic , alguns exemplos de lesões comuns em corrida são:  

  • Fasceíte plantar : inflamação na planta do pé 
  • Tendinite de Aquiles : lesão por uso excessivo no tendão de Aquiles – uma faixa de tecido que conecta os músculos da panturrilha ao calcanhar.
  • Joelho do corredor : dor abaixo e ao redor da rótula que geralmente é causada pelo uso excessivo
  • Síndrome da banda iliotibial (ITB) : dor na parte externa do joelho ou quadril ao correr, causada pelo uso repetitivo do joelho. 
  • Canelite : inflamação dos músculos, tendões e ossos ao redor das canelas. 
  • Fraturas por estresse : pequenas rachaduras no osso causadas por força contínua e uso excessivo. 

A maioria das lesões por uso excessivo pode ser tratada com repouso, gelo e analgésicos, como aspirina ou ibuprofeno, conforme necessário. No entanto, o Centro de Ortopedia e Clínica de Medicina Esportiva recomenda consultar um médico se a dor não diminuir após uma semana de descanso.

Saúde cardiovascular

Correr e correr estão associados a muitos benefícios cardiovasculares. No entanto, com a popularidade crescente de eventos de corrida de longa distância, como maratonas e meias-maratonas, os pesquisadores começaram a examinar os riscos cardíacos de registrar milhas de dois dígitos. 

Embora tenha havido casos preocupantes de parada cardíaca súbita durante maratonas, a maioria ocorreu em homens de meia-idade , um subgrupo que já está em risco.

Em geral, a corrida de maratona acarreta um baixo risco de parada cardíaca , e a maioria das mortes nesse cenário se deve a doença arterial coronariana pré-existente.

Os benefícios de correr 

Correr está associado a muitos benefícios para a saúde . A corrida regular pode ajudá-lo a construir ossos fortes, fortalecer os músculos, melhorar a saúde cardiovascular e manter um peso saudável.

Correr também traz benefícios para a saúde mental . Durante a corrida, seu corpo libera hormônios chamados endorfinas. Alguns dizem que as endorfinas o colocam em um estado de euforia temporário conhecido como “euforia de corredor”. Os exercícios também aumentam a quantidade de endocanabinóides – substâncias naturais semelhantes à cannabis – no sangue, que tendem a produzir sensações de calma. Ambas as substâncias podem promover sensações gerais de bem-estar e podem até afastar a depressão e a ansiedade. 

Além disso, correr aumenta a expectativa de vida. Um estudo de 2014 publicado no Journal of American College of Cardiology entrevistou mais de 50.000 corredores e não corredores. Ele descobriu que correr até cinco a dez minutos por dia em velocidades abaixo de 6 mph reduziu o risco de morte por todas as causas, incluindo doenças cardiovasculares. 

Os corredores tinham um risco 30% a 45% menor de mortalidade cardiovascular e por todas as causas em comparação com os não corredores e viveram 3 anos a mais em média. Os benefícios aumentaram com a frequência e distância de corrida. No entanto, houve um ligeiro aumento nas taxas de mortalidade entre aqueles que ultrapassam 176 minutos de corrida por semana.

Embora o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos recomende realizar entre 75 a 150 minutos de exercícios aeróbicos por semana, até mesmo uma pequena corrida pode fazer a diferença para sua saúde. “Eu encorajo todos nós a nos desafiarmos a dar o nosso melhor”, disse Zarndt. “Se o seu melhor é começar com 10 minutos por dia, é um ótimo começo!”