Perda de colágeno: como proteger o colágeno da pele

Pele naturalmente saudável, brilhante e com aparência mais jovem – esse é o objetivo, certo?

À medida que envelhecemos, nosso corpo produz menos colágeno; a proteína envolvida com a força e elasticidade da pele. O tempo faz com que esse colágeno se degrade, levando às rugas que todos associamos ao envelhecimento.

E se você pudesse pressionar uma pausa na perda de colágeno do seu corpo?

Na pele jovem, o colágeno representa mais de 70% do peso seco da derme normal. O colágeno ajuda a pele a ter uma aparência suave e saudável. À medida que envelhecemos, no entanto, as fábricas de colágeno do nosso corpo reduzem a produção, fazendo com que a pele fique mais fina.

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Com essas cinco dicas, você pode fazer mudanças no estilo de vida que têm um grande impacto na perda de colágeno da pele.

Restaure sua pele com essas dicas de produção de colágeno!

1. Mude sua dieta

Várias opções de estilo de vida podem afetar sua pele, fazendo com que pareça frágil e fraca. Os fatores que causam a perda de colágeno incluem:

  • Poluição
  • Fumar
  • Raios ultravioleta
  • Estresse
  • Cafeína

Todos esses fatores podem produzir radicais livres na pele, que quebram as fibras de colágeno. Como resultado, o colágeno começa a afinar, fazendo com que sua pele pareça flácida e enrugada.

Enquanto somos mais jovens, nosso corpo luta contra esses fatores, mantendo o ritmo para produzir o colágeno de que nossa pele precisa para parecer saudável. Por volta dos 35 anos, no entanto, ocorre perda de colágeno à medida que nossas células produtoras de colágeno começam a desacelerar.

Movimentos repetitivos, como franzir a testa e semicerrar os olhos, causam rugas na pele. A pele não tem colágeno suficiente para preencher esses espaços, fazendo com que os vincos se tornem rugas permanentes.

Felizmente, fazer mudanças no estilo de vida  agora pode ajudar a promover o estímulo da colagem a longo prazo. Por exemplo, você pode começar a cortar sua xícara de café matinal.

Você também pode adicionar frutas e vegetais ricos em antioxidantes para ajudar sua pele a combater a perda de colágeno.

Alimentos para Adicionar

Quando comemos proteínas, nosso corpo a decompõe em aminoácidos. Isso permite que o corpo absorva os nutrientes de que necessita, como ácidos graxos ômega-3 e vitamina A. Para adicionar esses nutrientes em sua dieta diária, procure:

  • Atum
  • Salmão
  • Sardinhas
  • Cavalinha
  • arenque
  • Sementes de chia
  • Sementes de linhaça
  • Nozes
  • Fígado
  • óleo de fígado de bacalhau

Essas proteínas podem ajudar efetivamente seu corpo a produzir mais colágeno.

Frutas e vegetais que ajudam a aumentar a produção de colágeno incluem:

  • pimentões
  • Bagas (framboesas, mirtilos, amoras)
  • Frutas tropicais (manga, kiwi, abacaxi, goiaba)
  • Feijões
  • Folhas verdes (acelga, couve, espinafre)
  • Citrus (laranjas, limões, toranjas, limas)

Você também pode misturar caldo de osso, alho, feijão e clara de ovo em sua dieta. Com esta combinação de alimentos, você pode começar a combater a produção natural de colágeno para uma pele saudável e brilhante.

Alimentos a evitar

Cortar alguns alimentos também pode ajudar sua pele. Para começar, fique de olho no consumo de açúcar e carboidratos. Ambos podem causar inflamação e danificar o colágeno da pele.

Em vez disso, priorize frutas e vegetais ricos em minerais, bem como alimentos de origem animal e vegetal ricos em proteínas.

Nutrientes extras

Outros nutrientes que podem combater a perda de colágeno nas células da pele incluem vitamina C, zinco e cobre.

2. Antioxidantes e protetor solar

A superexposição aos raios UVA do sol também pode prejudicar a estimulação do colágeno.

Nossos corpos precisam de cerca de duas horas de luz solar ao longo de dois dias para que as enzimas que degradam o colágeno sejam ativadas. Com a aplicação frequente de filtro solar, você pode proteger sua pele e manter a produção de colágeno.

Comece usando um FPS 30 de amplo espectro ou superior. Certifique-se de aplicá-lo mais de uma vez por dia se for provável que sue em algumas horas.

Sua pele também precisa de antioxidantes para aliviar a inflamação e neutralizar os radicais livres prejudiciais. Os antioxidantes também podem estimular a produção de novo colágeno do corpo,  ao mesmo tempo que protegem o colágeno existente.

Produtos que combinam antioxidantes e vitamina C são ótimos para a pele. Iremos nos aprofundar nos dois ingredientes abaixo.

3. Ingredientes de construção de colágeno

Mudar sua dieta e usar protetor solar pode proteger o colágeno existente enquanto aumenta a produção de colágeno. Você também pode encontrar produtos com esses ingredientes construtores de colágeno para nutrir ainda mais sua pele.

Derivados da vitamina A

Alguns produtos de hidratação da pele incluem derivados da vitamina A, que podem ajudar a aumentar os níveis de procolágeno (o precursor do colágeno). O ácido retinóico prescrito e o retinol estimulam as células do corpo que auxiliam na produção de colágeno.

Ambos os ingredientes também organizam o colágeno existente em seu corpo.

No entanto, algumas pessoas acham que esses ingredientes irritam a pele. Se estiver usando produtos com retinol, limite-se a uma porção do tamanho de uma ervilha para todo o rosto.

Aloe

Muitas pessoas já usam o gel de aloe vera para acalmar a pele após uma queimadura solar. Também é útil para aliviar erupções cutâneas. No entanto, você também pode tomar um extrato de Aloe, chamado Aloe sterols, por via oral.

Este estudo reconheceu a capacidade do aloe de:

  • Estimular o crescimento nas células corretas
  • Aumentar a produção de ácido hialurônico e colágeno
  • Reduz o aparecimento de rugas faciais

Aloe é usado como um creme tópico, bem como um suplemento oral.

Vitamina C

Nossos corpos não conseguem produzir vitamina C por conta própria, por isso é importante obter essa vitamina de frutas e verduras.

A vitamina C desempenha um papel importante na proteção da pele e na criação de colágeno adicional. Ao adicionar esta vitamina à sua dieta, você pode proteger o colágeno que já possui enquanto aumenta a produção natural do seu corpo.

Muitos produtos para a pele também adicionam vitamina C a seus cremes.

Você também pode encontrar vitamina C em:

  • Brócolis
  • Morangos
  • Mamão
  • Vegetais folhosos (espinafre e couve)
  • Frutas cítricas (laranjas, limas, toranjas)

Se a vitamina C não estiver listada como ingrediente em seus produtos atuais, você pode tomá-la como um suplemento oral.

Ácido hialurônico

De acordo com este estudo , o ácido hialurônico pode ajudar a aumentar a produção natural de colágeno do corpo humano. Como um composto importante para a criação de colágeno, o ácido hialurônico pode ajudar a fortalecer a elasticidade da pele.

Embora esteja disponível como suplemento, você também pode adicionar ácido hialurônico à sua dieta por meio de alimentos ricos em aminoácidos . Isso inclui soja, raízes e feijão.

Peptídeos e fatores de crescimento

Os peptídeos são mensageiros no corpo que dizem às células para aumentar a produção de colágeno.

Os fatores de crescimento, por outro lado, estimulam os fibroblastos e as células-tronco do corpo. Isso estimula a produção de novas células e colágeno.

Os peptídeos e fatores de crescimento têm menos probabilidade de irritar a pele do que a vitamina A. No entanto, você precisará usar esses ingredientes por mais tempo para notar um efeito. Considere o uso de retinóides à noite, depois peptídeos e fatores de crescimento pela manhã para equilibrar seu regime de cuidados com a pele.