6 regras seguras para uma dieta baixa em carboidratos

Mudar para uma dieta baixa em carboidratos está se tornando uma tendência cada vez mais feita para perder peso. Se feita de maneira adequada, essa dieta não só ajudará você a ganhar o peso ideal, mas também a deixará mais saudável. No entanto, se o método estiver errado, o efeito pode ser ainda pior. Veja a seguinte explicação:

O que é uma dieta baixa em carboidratos?

Uma dieta baixa em carboidratos é aquela que limita a quantidade de carboidratos e aumenta o consumo de proteína e gordura.

Existem diferentes tipos de dietas de baixo carboidrato, por exemplo, dieta cetogênica, eco-atkins, dieta de Hollywood, dieta zonal, dieta Dukan, dieta paleo e assim por diante. Cada uma dessas dietas tem certas regras com o mesmo princípio: a ingestão de carboidratos deve ser baixa.

Como fazer uma dieta baixa em carboidratos com segurança?

1. Beba mais água!

Quando você muda para uma dieta baixa em carboidratos, seu corpo experimenta mudanças no metabolismo.

Em pessoas que estão em uma dieta pobre em carboidratos e substituem por uma alta ingestão de gordura, o corpo experimentará cetose. A cetose é uma condição em que o corpo humano produz cetonas que seriam usadas como combustível, porque não há mais combustível dos carboidratos.

Essas cetonas serão então excretadas na urina. Quanto maior o teor de cetonas no corpo, mais ele deve ser excretado na urina. O risco de desidratação aumenta. Portanto, beba mais para evitar a possibilidade de desidratação.

2. Não se esqueça das fibras

A fibra está incluída no grupo dos carboidratos, mas a fibra não pode ser absorvida pelo corpo, não produz energia e não afeta o nível de açúcar no sangue. A fibra, na verdade, protege o corpo da constipação, um dos efeitos colaterais que costuma ocorrer quando uma pessoa muda sua dieta.

Exemplos de fontes de fibra são vegetais. Os vegetais contêm poucos carboidratos, mas contêm muitas fibras de que o corpo necessita. O conteúdo de fibra e água dos vegetais fornece o conteúdo do estômago para que ele se encha mais rápido. O hipotálamo (a área do cérebro que recebe sinais para parar de comer) recebe uma mensagem de “cheio” em resposta ao estado completo da comida no estômago.

Se comermos muitos vegetais, o cérebro receberá a mensagem imediatamente. Você se sentirá satisfeito e terá tendência a não comer muito. Lembre-se de que você ainda precisa atender às suas necessidades de fibra, pelo menos 25 gramas para mulheres adultas e 38 gramas para homens adultos.

3. Não coma demais

Quando uma pessoa está em uma dieta pobre em carboidratos, isso não significa que o consumo de proteína e gordura possa ser o mais alto possível. Comer em excesso de carne e queijo não só representa um risco para a saúde, mas também pode aumentar o peso corporal, porque esses alimentos contêm muitas calorias. Coma quando estiver com fome e pare antes de ficar satisfeito.

4. Dê ao corpo um período de adaptação quando ele estiver apenas começando a dieta

Quando você decide fazer uma dieta pobre em carboidratos, seu corpo deve passar por um período de adaptação. Portanto, reduza a quantidade de carboidratos gradualmente, não reduza imediatamente a ingestão de carboidratos em grande extensão.

Saiba mais em: Everslim

Um corpo relaxado, sem energia e constipação são as mudanças iniciais que você experimentará. Nas primeiras semanas de sua dieta, preste atenção em como seu corpo se sente. Se os sintomas piorarem, consulte um médico ou nutricionista licenciado, pois esta dieta pode não ser adequada para você. Não compare o metabolismo do seu corpo com o de outros.

5. Pratique exercícios regularmente

Quando você decide mudar sua dieta, há uma grande tentação, uma delas é a preguiça de praticar esportes. Na verdade, os exercícios podem ajudar o corpo a controlar o peso e a queimar calorias.

Os exercícios também ajudam o sistema cardiovascular a funcionar com mais eficiência. Quando a saúde do coração e dos pulmões melhorar, você terá muita energia para as atividades diárias. Além disso, os exercícios também podem melhorar nosso humor e sono.

6. Sempre coma frutas e vegetais

Os vegetais e as frutas são uma boa fonte de vitaminas e minerais para o corpo. Vitaminas e minerais são necessários para todos os processos metabólicos do corpo. Quaisquer que sejam as fontes de alimento que comemos, precisamos de vitaminas e minerais para ajudar no processo de absorção no corpo.