Concentração de colágeno no corpo

O colágeno é uma proteína importante em nosso corpo, que também afeta a condição de nossa pele. É claro que manter uma aparência atraente está longe de ser o principal e não o único papel do colágeno. Faz parte dos principais aminoácidos, mas o corpo não produz o suficiente. Obtemos colágeno dos alimentos, embora em nosso corpo ele continue a ser a proteína mais abundante.

Essa substância também afeta a saúde e a aparência dos cabelos e das unhas. Já para a pele, seu processo de envelhecimento ocorre a partir do momento em que a epiderme começa a afinar e perder elasticidade. Quanto mais velha a pessoa, menos colágeno em seu corpo, o processo de perda dessa proteína começa por volta dos 25 anos. Mas isso não significa que seja impossível deter a queda dos níveis de colágeno – pelo contrário, pode até ser aumentada.

O que afeta a diminuição da concentração de colágeno no corpo? Meio ambiente (atmosfera poluída, radiação agressiva, incluindo radiação solar), alimentação pouco saudável, nutrição insuficiente, maus hábitos e estilo de vida sem uma rotina diária.

Como o colágeno está presente não apenas na pele, mas também nos vasos, ligamentos, músculos, tendões e outras partes do corpo, sua perda leva ao envelhecimento de todo o corpo. A pele aqui é como os primeiros sinais; as mudanças são imediatamente perceptíveis nela.

Na verdade, o colágeno também é um aminoácido, que inclui prolina, hidroxiprolina e arginina. Treonina é um aminoácido essencial para a produção de colágeno pelas células do corpo. Se não houver outros aminoácidos suficientes, as células não serão capazes de produzir tanto colágeno quanto o corpo precisa para manter a juventude dos tecidos. Aliás, as máscaras faciais de colágeno não funcionam: não penetra na pele, esse é um mito criado pelos profissionais de marketing.

A saúde e a juventude começam dentro do corpo, por isso a comida que chega é extremamente importante. O caldo ósseo é um superalimento em termos de fornecimento de colágeno: durante o cozimento, o colágeno do tecido ósseo animal entra no líquido e tem um efeito positivo nos ossos, músculos e pele.

Mas há outros alimentos que entregam essa substância ou estimulam sua produção no corpo:

  • Azeitonas. Eles contêm enxofre, que afeta a quantidade de produção de colágeno no corpo. Além disso, melhora o metabolismo, reduz a oleosidade da pele e ajuda a estreitar os poros da pele.
  • Frutas e vegetais vermelhos – maçãs, morangos, cerejas, cerejas, toranja, beterraba, tomate. Eles aumentam os níveis de colágeno devido ao seu alto teor de licopeno.
  • Feijões. Aumenta a síntese de colágeno e contém ácido hialurônico. Este ácido retém água nas células, lutando contra o envelhecimento e promovendo o crescimento saudável das células da pele. Também é muito benéfico para as articulações.
  • Produtos de soja. Devido ao alto teor do hormônio natural genisteína, a produção de colágeno é aumentada.
  • Repolho, cenoura, limão e laranja. Todas essas frutas e vegetais também contêm substâncias essenciais para a formação de colágeno, e em alta concentração.

Outras maneiras de aumentar os níveis de colágeno no corpo

1. Não exponha sua pele a queimaduras solares. Use protetor solar em qualquer época do ano, evite as camas de bronzeamento ou cubra o rosto. Claro, a luz do sol também é útil, você não deve se transformar em um vampiro, apenas saiba como usá-la corretamente.

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2. O colágeno em cremes é inútil ou eles estão tentando enganá-lo. O aminoácido não é absorvido pela pele, mas existem géis, máscaras e cremes que contêm tretinoína, retinol e peptídeos. Essas substâncias irão estimular a produção de colágeno.

3. Pare de fumar , tente parar com doces, alimentos com menos sal, carnes defumadas e fast food também retardam a produção de colágeno.

4. Nutrição adequada. Entenda o que você come e preste atenção nas seguintes substâncias: ferro, cobre, zinco, vitamina C, aminoácidos – ajudarão o corpo na produção de colágeno. Fígado, aveia, carne bovina, óleo de linhaça e óleo de abacate afetam a saúde da pele.

5. O colágeno é produzido quando a pele está irritada , isso é usado por alguns salões de beleza. Com a ajuda de um laser, a pele é levemente danificada, o colágeno começa a ser produzido no local das micro-feridas. O laser e um procedimento caro podem ser substituídos em casa por um peeling regular, vários esfoliantes removem as células mortas da pele e novas aparecem em seu lugar.

6. Reduza seus níveis de estresse . O estresse e as emoções negativas reduzem a produção de colágeno, enquanto os esportes, a preparação física e até os exercícios matinais regulares a estimulam.

7. O duche de contraste também estimula a pele a ficar mais firme e radiante, tudo graças ao aumento dramático do nível do colega.

8. Faça uma automassagem no rosto usando linhas de massagem padrão. Disperse a linfa, não deixe o sangue estagnar.

Quando uma pessoa completa 80 anos, apenas um quarto do colágeno permanece em seu corpo, da quantidade que tinha aos 20 anos. Lembre-se, tudo está em suas mãos, e sua juventude também.