As causas da insônia

As causas da insônia

A  insônia  é a incapacidade de uma pessoa dormir, ficar dormindo e / ou dormindo horas que você precisa para descansar adequadamente. Atualmente, o ritmo acelerado de vida, o estresse ou os problemas financeiros fazem com que o número de pessoas que sofrem de insônia cresça cada vez mais.

Pode-se diferenciar entre  insônia transitória  (se ocorrer por um curto período de tempo de menos de três meses) ou  insônia crônica (quando persiste por meses e até anos). Também podemos distinguir entre  insônia de início (problemas para começar a dormir em menos de 30 minutos) ou  insônia de manutenção (problemas para permanecer dormindo, causando despertares noturnos ou acordar prematuramente).

A insônia geralmente é o resultado de uma combinação de fatores médicos, psicológicos e pessoais que variam de pessoa para pessoa.

Entre as  causas médicas que podem causar insônia estão doenças do sono, distúrbios psiquiátricos, doenças metabólicas e hormonais, neurológicas, reumatológicas, digestivas, cardiovasculares, aquelas que podem interromper o sono por dor ou doenças urológicas devido à necessidade urgente de urinar. Gravidez e menopausa também são fatores a serem considerados.

As causas externas , por outro lado, muitas vezes envolvem fatores ambientais que influenciam negativamente em nossa capacidade de cair e / ou manter o sono: maus hábitos, uso e abuso de substâncias e drogas, horários de trabalho inadequados, viagens frequentes ao exterior, problemas pessoais, etc.

Os hábitos de vida pouco saudável  (como excesso de trasnochar, falta de rotina para dormir, hiperatividade física, assistir TV ou navegar na internet pouco antes de dormir) também são fatores determinantes.

Quais são os seus sintomas

O principal sintoma da insônia é a dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo . O resultado é falta de sono e conseqüente cansaço. Existem três sintomas principais:

  • Uma grande dificuldade em adormecer (a pessoa passa muito tempo deitada ou revirando-se antes de adormecer).
  • Acordar com frequência durante a noite ou dormir intermitentemente.
  • Acordar muito cedo pela manhã sentindo cansaço e demonstrando sonolência, irritabilidade e dificuldade de concentração durante o dia.

A insônia pode, por sua vez, ser um  sintoma de algum outro problema, como depressão, dor crônica ou estresse. Também pode ser o efeito colateral do tratamento com certos medicamentos.

Que problemas isso pode causar

A insônia causa uma considerável falta de horas de sono que eles têm consequências visíveis no dia a dia das pessoas que sofrem. Não dormir, dormir pouco ou dormir mal pode se tornar um verdadeiro “pesadelo”. Não obter descanso adequado à noite tem  consequências diretas no desempenho físico, mental e emocional .

Entre os  principais efeitos da falta de sono estão:

  • Esgotamento e mal-estar geral.
  • Angústia, depressão e irritabilidade.
  • Alterações de humor.
  • Diminuição da capacidade de atenção.
  • Resposta motora prejudicada.
  • Atraso na capacidade de reagir a estímulos.
  • Declínio na capacidade de tomada de decisão.
  • Piora de memória
  • Possibilidade de desenvolvimento de alterações sensoriais, como redução do campo visual ou abrandamento da fala.
  • Comprometimento de certas funções cerebrais, como flexibilidade e originalidade de pensamento ou percepção.

As consequências da insônia impactam negativamente no desempenho das tarefas diárias, além de diminuir a qualidade de vida e a saúde das pessoas afetadas.

Além disso, a contínua falta de sono está relacionada ao desenvolvimento de certos doenças ou patologias. Também pode causar situações de risco, como sonolência ao volante ou quedas durante a prática de esportes ou trabalho em determinadas situações de trabalho.

Dicas para combatê-lo de forma eficaz

Se você sofre de insônia, estas são algumas dicas que podem ajudá-lo a combatê-la com eficácia:

1. Mantenha o controle

Escreva quanto dorme e a que horas, ao acordar, os sintomas que tem e a que horas do dia ocorrem. Isso o ajudará a identificar as atividades ou costumes que o impedem de adormecer, e você terá em mãos se no final decidir consultar um especialista, pois será muito útil (e ele pedirá mesmo assim).

2. Estabeleça uma rotina saudável

Encontre uma atividade que o relaxe e / ou esgote antes de ir para a cama, evite assistir televisão ou navegar na internet e estabeleça horários adequados para dormir e acordar que você possa seguir até nos finais de semana. Você também não quer forçar muito sua mente antes de ir dormir. Em vez disso, você pode desfrutar de um banho ou chuveiro quente.

3. Use a cama apenas para dormir

Não assista TV nem coma nela, encontre outro lugar para relaxar ou ler e não leve o trabalho para a cama. Verifique se a cama e o colchão são confortáveis. Caso contrário, substitua-os.

4. Evite tabaco, álcool e bebidas emocionantes

A insônia é mais um motivo para deixar de fumar. O tabaco é estimulante e os sintomas de abstinência podem fazer com que você acorde durante a noite se não conseguir dormir. Cafeína e teína também são ruins para o sono. Beber álcool antes de dormir ciclos de sono uma vez que o torpor inicial acabou.

5. Faça exercícios físicos durante o dia

Praticar esportes regularmente durante o dia melhora a qualidade do sono. Tente fazer exercícios cerca de três horas antes de ir para a cama, para que seu corpo tenha tempo de relaxar fisicamente antes de dormir.

6. As sonecas devem ser curtas

Para não perdermos o sono à noite, os cochilos não devem durar mais do que 10 ou 20 minutos e você nunca deve dormir depois das 16h00.

7. Pratique técnicas de relaxamento

Estratégias de relaxamento, como meditação, técnicas de respiração ou relaxamento progressivo podem ser muito eficazes.

8. Cuidado com sua dieta

Evite jantares abundantes para uma digestão pesada e tome infusões relaxantes naturais, como valeriana ou camomila, que ajudam a reduzir a ansiedade e dormir melhor.

9. Crie um ambiente adequado

Reduza a intensidade da luz cerca de 2 horas antes de dormir. A iluminação suave com luz ambiente afeta menos nosso sistema nervoso e nos ajudará a adormecer. Você também pode ouvir música instrumental relaxante ou sons da natureza para induzir o sono. Por último, mantenha o quarto escuro e fresco.

Como regra geral, não é aconselhável insistir em tentar dormir se você não estiver com sono. Nesta situação, o melhor é fazer alguma atividade relaxante  (meditar, ouvir música ou ler) até começarmos a sentir alguma sonolência.

Possíveis tratamentos para insônia

Se os efeitos da insônia começarem a se fazer presentes no seu dia a dia, o melhor é ir ao médico. Como suas causas podem ser múltiplas e variadas, cada caso deve ser estudado individualmente.

Você deve evitar tomar medicamentos sem receita . Os médicos são os que avaliam os possíveis tratamentos e estes podem ser desde hipnóticos a antidepressivos. Em qualquer caso, o tempo de tratamento é limitado para evitar o aparecimento de efeitos colaterais.

Leia mais em: Belsleep funciona

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