4 maneiras pelas quais o açúcar faz você engordar

Todo nutricionista, dentista e pai dirá que o açúcar faz mal. É algo que todos nós sabemos, mas a maioria dos americanos consome quase 27 quilos de açúcar por ano. É surpreendentemente fácil de fazer. Alimentos pré-embalados geralmente são carregados com açúcar adicionado, mesmo aqueles que a pessoa média não consideraria “doces”.

Muito açúcar em sua dieta pode ser prejudicial de várias maneiras, mas hoje vamos nos concentrar no fato de que comer muito açúcar regularmente pode fazer você engordar. E em mais de uma maneira.

1. Calorias vazias

A principal razão pela qual as pessoas comem é porque estão com fome. O corpo precisa de combustível para trabalhar ao longo do dia, e a comida é como obtemos essa energia. A energia de que seu corpo precisa é medida em calorias. Certos alimentos, como pão e grãos, são ricos em calorias, enquanto outros, como o aipo, quase nada têm.

Normalmente, essas calorias vêm junto com outros nutrientes e vitaminas que seu corpo precisa. Calorias vazias , entretanto, dificilmente têm valor nutricional. O açúcar é o exemplo perfeito de um alimento que contém calorias vazias. Não importa o quanto você coma, seu corpo não está recebendo nenhuma nutrição real, apenas energia.

Tudo bem se você precisar de um estímulo rápido aqui ou ali, mas se você comer mais calorias do que seu corpo pode usar, isso se transforma em gordura. O açúcar contém muitas calorias, por isso não é preciso muito para sobrecarregar o seu sistema com mais do que ele pode suportar.

2. Ele diminui seus níveis de insulina

A maioria das pessoas pensa na insulina apenas como uma preocupação para os diabéticos. No entanto, seus níveis de insulina podem afetar seu peso, mesmo se você não tiver diabetes .

Quando você ingere muito açúcar, o nível de açúcar no sangue aumenta. O pâncreas então cria insulina, que é o que seu corpo usa para convertê-la em energia. Se o seu nível de açúcar no sangue aumentar muito rapidamente, o pâncreas produzirá insulina em excesso e, na verdade, baixará muito o seu nível de açúcar no sangue – o que faz você ansiar por açúcar novamente.

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Este pode ser um ciclo vicioso e um fator importante para muitas pessoas que sofrem de obesidade.

3. Desencadeia um impulso bioquímico desnecessário

Embora todos tenhamos que comer, a maioria das pessoas também adora comer. Basta dar uma olhada em quantos programas de culinária e restaurantes sofisticados existem e você verá que as pessoas realmente gostam de comer.

Embora não haja nada de errado em gostar do que você está comendo, estudos recentes mostraram que certos alimentos acionam o mesmo circuito de recompensa no cérebro que atividades como jogos de azar ou cocaína. Este gatilho de comer pelo prazer ignora completamente os gatilhos biológicos normais do cérebro para a fome, o que pode fazer com que as pessoas desejem certos alimentos, mesmo que estejam saciadas ou tenham muitas calorias no organismo.

Não será uma surpresa para quem gosta de doces que o açúcar é um dos maiores desencadeadores dessa resposta bioquímica. É por isso que as pessoas ainda pedem uma sobremesa se estiverem cheias ou um lanche em uma barra de chocolate, mesmo que tenham acabado de comer.

4. Alimentos açucarados substituem alimentos mais saudáveis

Quando você está com fome, você come. E quando você consome regularmente alimentos gordurosos e açucarados, provavelmente está substituindo alternativas mais saudáveis. Quando você come muitos alimentos processados, não se trata apenas do que você ingere, mas também do que está perdendo.

Isso remete à ideia de calorias vazias. Se você deseja algo doce, pode comer uma barra de chocolate ou um pêssego. Ambos têm açúcar, mas um carrega consigo muito mais valor nutricional. É também por isso que os nutricionistas sempre incentivam as pessoas a comprar alimentos frescos em vez de pré-embalados.